Carregando...
    • Fachada
    • Recepção
    • Interior
    • Sala 01
    • Sala 02

    Principais Doenças

    O QUE É A CATARATA?
    É a opacificação do cristalino, uma das lentes do sistema visual, que ocorre com o passar dos anos, e também devido a outros problemas como traumatismos e inflamações oculares.

    QUAIS SÃO OS SÍNTOMAS?
    Num primeiro momento, quando a catarata é pouco densa, nota-se um embaçamento da visão. Também as luzes (como a procedente do sol, lâmpadas, focos dos automóveis, etc) podem causar mais deslumbramento do que é habitual. A medida que a catarata se desenvolver, a visão faz se mais confusa, impedindo progressivamente a realização das atividades quotidianas.

    COMO SE DETECTA UMA CATARATA?
    Quando você note algum dos sintomas descritos deverá procurar à consulta oftalmológica. Com uma exploração completa, o oftalmologista poderá saber se você tem ou não catarata.

    QUAL É O TRATAMENTO?
    O tratamento é sempre cirúrgico. Consiste na extração do cristalino, mediante a técnica de facoemulsificação, e a sua substituição por um cristalino artificial ou lente intra-ocular.

    EM QUE CONSISTE A TÉCNICA DE FACOEMULSIFICAÇÃO?
    Mediante energia ultra-sônica, o cristalino opacificado (catarata) é pulverizado em micropartículas que são aspiradas do interior do olho. Isto realiza-se com um terminal muito fino, que se introduz na câmara anterior de través duma mínima abertura (que varia entre 2- 3 milimetros). Desta maneira a recuperação do paciente é muito mais rápida do que com as técnicas antigas. É o que chamamos cirurgia minimamente invasiva.

    QUANDO DEVO OPERAR-ME?
    Geralmente recomenda-se a intervenção quando o paciente começa a encontrar dificuldade na realização das tarefas cotidianas.

    SENTIREI DOR DURANTE OU DEPOIS DA OPERAÇÃO?
    A técnica de facoemulsificação não é dolorosa nem durante nem depois da intervenção. De fato realizamo-la com anestesia tópica (gotas) sem necessidade de injeções. A maioria dos pacientes referem só uma sensação de pressão devida aos aparelhos com que imobilizamos o olho quando realizamos a cirurgia, e leve ardor nas horas seguintes à mesma.

    QUANDO É QUE POSSO COMEÇAR A FAZER VIDA NORMAL DEPOIS DA INTERVENÇÃO?
    Depois da intervenção o paciente deve ficar em casa a descansar umas 24 horas. A manhá seguinte, a melhora visual é tão importante que a maioria dos pacientes podem começar a fazer sua vida normal.