Carregando...
    • Fachada
    • Recepção
    • Interior
    • Sala 01
    • Sala 02
    Os computadores vem se mostrando indispensáveis como equipamento de escritório e lazer. Como o computador exige um grande esforço visual, problemas visuais e sintomas tornam-se comuns.

    O QUE É SÍNDROME DE VISÃO DE COMPUTADOR (CVS)?
    Síndrome de visão de computador (CVS) é caracterizada por cansaço visual associado com uso prolongado do computador. Sintomas de CVS incluem olhos irritados, vermelhos, coceira, olhos secos ou lacrimejamento; e ainda fadiga, sensibilidade a luz, sensação de peso nas pálpebras ou da fronte e ainda dificuldade em conseguir foco. Outros sintomas de CVS são enxaquecas, dores lombares e espasmos musculares. Muitos indivíduos que sofrem de CVS nem mesmo sabem que têm a condição. Muitas pessoas têm leves alterações visuais que não causam sintomas quando estão executando tarefas visuais menos exigentes. Nestas pessoas, os sintomas percebidos ao usar o computador podem ser o resultado de erro refrativo (grau) ou outras desordens.

    POR QUE A CVS ACONTECE?
    A visão não foi criada para encarar uma tela de computador durante muitas horas. Monitores são compostos de pixels (minúsculos pontos) nos quais o olho não consegue foco. O usuário de computador tem que “focar e refocar” para manter as imagens bem definidas. Isto resulta em tensão dos músculos do olho. Adicionalmente, depois do uso prolongado do computador, é diminuída a freqüência de piscar, que causa olhos secos e doloridos. Como resultado, a habilidade para focar diminui e podem ocorrer dores de cabeça e no pescoço.

    COMPUTADORES PODEM DANIFICAR SEUS OLHOS?
    Não há nenhuma evidencia que indique que computadores causam problemas de visão. Segundo testes em laboratórios americanos, os monitores emitem mínima ou nenhuma radiação prejudicial sob condições operacionais normais. De fato, a quantia de radiação ultravioleta produzida por estes é uma pequena fração da produzida por iluminação fluorescente. Alguns sugerem que os sintomas de CVS acontecem como resultado de condições externas relacionadas à tela do computador. Estas condições podem incluir falta de iluminação, má localização da iluminação, posição imprópria do monitor, tela suja e problemas oculares pré-existentes.

    QUEM CORRE RISCO DE APRESENTAR CVS?
    Qualquer pessoa que passa aproximadamente duas horas por dia em um computador está em risco de desenvolver CVS. As causas destes sintomas são uma combinação de:

    • Problemas visuais (miopia, hipermetropia, presbiopia, etc.);
    • Condições inadequadas de uso (iluminação, posição);
    • E hábito de uso do computador impróprios (por horas sem descanso).

    CVS PODE SER PREVENIDO?
    Sim. Quando trabalhando no computador, há certas medidas preventivas que podem reduzir o cansaço visual.

    Algumas boas dicas são:
    • Posiciona o monitor 50 a 60 centímetros dos olhos;

    • O topo do monitor deve estar na altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;
    • Se você usa documentos junto ao computador, procure mantê-los perto da tela (como com pranchetas com apoio ou suportes presos diretamente na lateral do monitor). Estes minimizam os movimentos da cabeça e dos olhos;
    • Ilumine bem a sala do computador;
    • Minimize os reflexos na tela, alterando a posição do monitor ou das luzes;
    • Evite o ofuscamento. Cuidado com luzes incidindo direto sobre os seus olhos (como luminárias de mesa);
    • A tela do computador é um grande coletor de pó e deve ser limpa freqüentemente para melhorar a visibilidade;
    • Se necessário, utilize um filtro anti-reflexo na tela do computador;
    • Descansos periódicos são importantes. O uso do computador requer longos períodos com cabeça, olhos e corpo imóveis, o que costuma ser fatigantes;
    • Além das mudanças da sala e do computador, pode ser necessário o uso de óculos;
    • Para continuar usando tranqüilamente o seu computador, é importante procurar seu oftalmologista e veja se não está com problemas oculares ou necessitando de óculos (ou de óculos novos).

    PODEMOS VER CORES ALTERADAS APÓS O USO DO COMPUTADOR?
    Sim. Algumas pessoas notarão temporariamente que objetos branco ou pretos parecerão tingidos após o uso do computador por uma hora ou mais (efeito de McCollough). Estas cores geralmente são complementares (opostas) às cores dos caracteres ou imagens do monitor. Não são sinal de doença ocular, de lesão nos olhos ou de cansaço visual.

    SÃO NECESSÁRIOS ÓCULOS ESPECIAIS PARA USAR O COMPUTADOR?
    Se uma pessoa de idade está usando óculos desenhados para leitura, eles podem não obter foco no vídeo, que costuma estar a maior distância dos olhos. Se a mesma pessoa usa bifocais (com a visão para perto na parte inferior), ela precisará elevar a cabeça para utilizar a parte adequada do óculos. Estas situações causam problemas óbvios que podem ser facilmente resolvidos com o uso do óculos adequado. Estes óculos não são especiais para o computador, mas tem seu grau adaptado pelo oftalmologista para a distancia do monitor. Seu oftalmologista pode prescrever os óculos corretos para você. Além do exame dos olhos, seu oftalmologista poderá diagnosticar se o desconforto que você sofre com o uso do computador é devido ao simples cansaço visual (que não traz outros problemas), ou se outras doenças estão presentes