Carregando...
    • Fachada
    • Recepção
    • Interior
    • Sala 01
    • Sala 02

    TONOMETRIA DE APLANAÇÃO DE NÂO CONTATO
    Exame Oftalmológico Complementar quem tem por finalidade avaliar a Pressão Intra-Ocular (PIO). Utiliza um equipamento computadorizado que mede a PIO três vezes consecutivas, criando a média da mesma e registrando graficamente o resultado. O exame é realizado sem a necessidade do uso do colírio anestésico, pois, não mantém contato com o olho do Paciente.

    MAPEAMENTO DE RETINA
    Exame Oftalmológico Complementar quem tem por finalidade avaliar em que condição se encontra a Retina em diversas patologias e indicações cirúrgicas: altas ametropias, antecedentes familiares ou pessoais de descolamento da retina, traumas, retinopatias (diabetes, hipertensão arterial, toxoplasmose, etc …), anemia falciforme, nas indicações formais das cirurgias refrativas e da faco-emulsificação do cristalino (catarata), etc…

    BIOEMTRIA ULTRA-SÔNICA
    Este exame mede o comprimento do olho desde a parte anterior (córnea), até a posterior (retina). ….

    MICROSCOPIA ESPECULAR
    A microscopia especular de córnea permite que se fotografe as células endoteliais, fornecendo dados importantes desta camada, tais como : densidade ou número (células/mm2), homogeneidade dos tamanhos, alteração das formas e do aspecto dos limites celulares. Isso nos dá uma avaliação indireta da vitalidade do endotélio corneano. Indicações Em todo pré-operatório de cirurgia intraocular do segmento anterior. Acompanhamento de patologias endoteliais de córnea. Pré e Pós-operatório de transplante de córnea. YAG Laser É utilizado principalmente para um procedimento chamado Capsulotomia Posterior após a cirurgia de catarata (veja bem, é usado DEPOIS da cirurgia, e não DURANTE). Qualquer paciente operado de catarata pode desenvolver uma opacificação em uma membrana (na verdade uma cápsula) que permanece dentro do olho após a cirurgia. Esta membrana não é retirada porque é ela quem dá a sustentação à Lente Intraocular que é intrioduzida no olho do paciente (na maioria das vezes em que não se consegue colocar a Lente é por uma ruptura acidental desta cápsula). É um procedimento com poucos riscos, rápido, indolor e de resultados muito satisfatórios.

    ULTRASSOGRAFIA OCULAR
    Quando temos opacificações dos meios transparentes do olho (córnea, cristalino, vítreo) não sendo possível a observação do fundo de olho, podemos estudá-lo de forma indireta, através de ondas de ultrassom. Além disso, a ecografia ocular é de fundamental importância no estudo de lesões oculares internas, tais como tumores.

    CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA
    Consiste no mapeamento topográfico do relevo da córnea, evidenciando através de cores as diferentes curvaturas da superfície corneana. Este mapa topográfico da superfície da córnea é fundamental para a adaptação adequada e com sucesso de lentes de contato. A topografia corneana também é obrigatória como exame pré-operatório na cirurgia refrativa. Além disto, é fundamental para diagnóstico e acompanhamento de doenças da córnea, principalmente o ceratocone.

    PAQUMETRIA ULTRA-SÔNICA
    É um exame que mede, através de uma pequena sonda de ultrassom, a espessura da córnea. A espessura média da córnea é de 500 micras (0,5 mm). Esta medida é essencial no pré-operatório das cirurgias refrativas por excimer laser. Também é importante em outras situações tais como ceratocone, edema corneano, etc.

    CAMPO VISUAL
    Este exame mapeia e quantifica diversos pontos da visão periférica e central, permitindo observar o campo visual, fundamental para o diagnóstico e acompanhamento do Glaucoma, bem como de outras afecções oculares e não-oculares, como doenças do sistema nervoso central.

    CURVA TENSIONAL DIÁRIA
    Consiste na mensuração da pressão intra-ocular (PIO), em vários horários diferentes do dia. Os pacientes comparecem ao Instituto a cada duas horas , aproximadamente, durante todo o dia. Este exame é indicado em pacientes com suspeita de Glaucoma, e igualmente em alguns casos já diagnosticados, para a avaliação do tratamento proposto.

    FOTO DOCUMENTAÇÂO DO NERVO ÓPTICO
    O disco óptico é a porção do nervo óptico ( responsável pela visão ) que pode ser observado dentro do olho. Com fotografias ampliadas, faz-se um estudo detalhado de sua estrutura, muito importante no Glaucoma e em algumas doenças do sistema nervoso central.

    GONIOSCOPIA
    Exame realizado com lentes especiais para a avaliação do ângulo camerular (córnea/íris) nos casos de suspeita de glaucoma

    IRIDECTOMIA

    RETINOGRAFIA